Vereadora Vera Márcia (PT), quer distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas, unidades de saúde, farmácia básica entre outros pontos

por adm publicado 01/09/2021 11h54, última modificação 01/09/2021 11h54

A tribuna da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná tem sido muito utilizada pela vereadora Vera Márcia (PT), que tem discutido sobre o Anteprojeto n.002/2021 de sua autoria que institui o programa de fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas escolas públicas fundamental, moradoras de rua, agricultoras como também mulheres e jovens de baixa renda, inscrito no Cad Único.

Segundo a vereadora Vera Márcia, a presente proposta tem como objetivo a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas, unidades de saúde e farmácia básica, dentro das condições estabelecidas pelas normas regulamentadoras, no intuito de fornecer maior apoio às mulheres carentes e evitar constrangimentos e privações durante o período menstrual. “As necessidades biológicas das mulheres são inerentes e inevitáveis, deveriam ser tratadas com normalidade, porém não é o que ocorre. A sociedade criou um estigma em torno da menstruação difícil de transpor, em algumas culturas as mulheres são até mesmo afastadas, da vida social e consideradas impuras, em outras a discriminação ocorre de forma menos explicita”, afirmou Vera Márcia.

Depois de aprovada, a Lei obrigada o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino, visando à prevenção de doenças, bem como da evasão escolar. A distribuição será feita por meio de máquinas de reposição instaladas nos banheiros das escolas públicas da rede municipal, como também nas unidades de saúde, farmácia básica, para atender às necessidades das mulheres e meninas de rua, as agricultoras e indígenas.

“Eu mesma já presenciei uma cena constrangedora de uma moradora de rua; como parlamentar eu irei lutar para que nem uma mulher de nossa cidade passe por tal constrangimento, considero esses cuidados com as pessoas e uma responsabilidade de atendimento à saúde pública”, disse Vera Márcia.

Vera Márcia considera ainda um problema real para as adolescentes, as mulheres de baixa renda e as em situação de vulnerabilidade, configurando a chamada precariedade menstrual. “A falta de acesso a produtos de higiene para lidar com o período menstrual leva estas pessoas a recorrer a uso de materiais inadequados entre eles jornal, papel higiênico e tecidos. Ou realizam trocas, infrequentes do material, isso traz enormes riscos à saúde da mulher, como infecção, devido essa precariedade, principalmente as estudantes que muitas vezes em virtude das soluções precárias e insalubres a que recorrem a esses métodos, e na falta de absorventes higiênicos, muitas meninas perdem dias letivos, chegando a abandonar os estudos por constrangimentos vividos” concluiu a parlamentar.

A relevância do tema também está sendo refletida em projetos espalhados pelo mundo, inclusive em São Paulo a Câmara dos Deputados Estaduais aprovou no ultimo dia (26) um projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda da rede pública de ensino, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. Em Ji-Paraná, a vereadora Vera Márcia continuará discutindo sobre esse tema com os demais parlamentares da Casa, para que esse projeto de torne realidade no município.