Servidores Públicos participam de vídeo conferência sobre a implantação eSocial nos órgãos públicos

por adm publicado 21/06/2021 13h30, última modificação 21/06/2021 13h27
A vídeo conferência sobre o eSocial teve como objetivo repassar orientações gerais sobre a implantação do programa do Governo Federal que se constitui em um repositório de informações trabalhistas, estatutárias, previdenciárias, fiscais e tributárias, dos empregadores e órgãos públicos, formando um banco de dados único que armazenará a vida laboral do trabalhador.

Os servidores da Câmara Municipal de Ji-Paraná e da Prefeitura da cidade, participaram na última sexta-feira (18), de uma vídeo conferência promovida pela empresa Pública Serviços S.A., com a duração 3 horas. O telão para que os servidores pudessem acompanhar foi disponiblizado no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento teve como objetivo repassar orientações gerais sobre as funcionalidades do sistema de Folha de Pagamento frente à implantação do eSocial nos órgãos públicos (Grupo 4), conforme cronograma do Governo.

O evento foi ministrado pelos colaboradores Maurício Júnior e Francisco Quintino Júnior. A palestra interessou os diversos servidores, principalmente, aos que atuam nos setores de Recursos Humanos, Contabilidade e Controle Interno.

O eSocial é um projeto que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, a Caixa Econômica Federal, o INSS e Previdência Social (Regimes Próprios), e tem como premissa a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega.

De acordo com Maria Glarete Mensch, gerente da folha de pagamente da Câmara Municipal, o eSocial reunirá e dará quitação a diversas obrigações que atualmente são enviadas em momentos e formas distintas, mas que a partir do dia 08 de julho deste ano, será a primeira fase para a implantação nacional unificada de informações por meio do eSocial.

Segundo Lilian Almeida, Contadora da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná a implantação do eSocial nos órgãos públicos irá requerer ajustes em procedimentos atualmente adotados, a fim de permitir o cumprimento dos prazos e evitar a aplicação de eventuais multas.