Welinton Fonseca requer testes rápidos no sistema drive-thru

por fernanda — publicado 20/07/2020 10h20, última modificação 20/07/2020 10h20
A ação, segundo o vereador, tem o objetivo de testar em massa a população de Ji-Paraná para o tratamento imediato

O vereador Welinton Fonseca (MDB) encaminhou ofício ao governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), requerendo a realização de testes rápidos no sistema de drive-thru (em que o teste é feito no veículo do paciente) para detectar pessoas infectadas com o novo coronavírus (Covid-19).

A testagem rápida será exclusiva para pessoas que apresentam síndrome gripal por mais de sete dias. Ela será dividida em três etapas: realização do teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame. Caso o paciente teste positivo, ele será atendido pela equipe médica e receberá o kit de tratamento para a Covid-19.

De acordo com Welinton Fonseca, a ação tem como objetivo de testar em massa a população de Ji-Paraná para que o tratamento seja de imediato e que se evite a grande a superlotação no Hospital Municipal Claudionor Roriz (para os casos mais leves) e Hospital Regional de Cacoal (casos graves).

O vereador afirmou que a modalidade de exame deve garantir mais segurança a pacientes e profissionais de saúde. “Cada paciente diagnosticado e orientado poderá prevenir, em média, seis novas pessoas de serem infectadas pela Covid-19. Por isso, é tão importante os exames pelo sistema de drive-thru ”, explicou.

Texto: Jairo Ardull