Vereadores pedem melhores condições de trabalho para cuidadores escolares

por jip — publicado 30/08/2019 12h52, última modificação 28/01/2020 15h29

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) e o vereador Marcelo Lemos (PSD) protocolaram pedido ao prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), reivindicando reajuste salarial e melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam como “cuidadores escolares” na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nas indicações aprovadas em plenário, os vereadores solicitam que seja concedido à categoria reajuste salarial, equiparado a outros cargos do setor educacional, em função das atividades que os profissionais exercem no desenvolvimento de tarefas em sala de aula.

Em outro documento, foi reivindicada a avaliação da Semed para que os cuidadores obtenham o cumprimento de horário corrido ou folga. “Essa demanda se justifica pelo imenso trabalho prestado por esses profissionais, que exige grande esforço físico e psicológico”, justificou Cláudia de Jesus.

De acordo com Marcelo Lemos, também foi  requisitada à Semed  realização de estudo técnico para constatar a inserção de insalubridade e periculosidade nos vencimentos da categoria. “O estudo é necessário para se verificar as condições a que estão expostos esses profissionais”, avaliou.

“Devido ser uma classe indispensável para a nossa sociedade pelo papel relevante que tem dentro da pasta educacional, cuidando de alunos com necessidades especiais, é que estamos pedindo que seja valorizado o trabalho dos cuidadores escolares”, admitiu a vereadora petista.

Texto: Jairo Ardull