Sessão na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná

por adm publicado 06/04/2021 13h55, última modificação 06/04/2021 14h14
Projeto de Decreto Legislativo nº 248/2020, da Prestação de Contas do Município de Ji-Paraná relativas ao exercício de 2018 é aprovado pela Câmara de Vereadores.

A 8º Sessão Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (06), na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná teve aprovação de dois Projetos de Lei, entre eles o de n° 3980/2021, que dispõe sobre criação, finalidade e atribuições da Corregedoria Geral do Município, e dá outras providências. Já o outro aprovado foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 248/2020, que dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas do Município de Ji-Paraná relativas ao exercício de 2018.

Durante a sessão o vereador Edmilson Procópio (PSB), usou a tribuna para demonstrar sua indignação com os donos de laticínio que vem desvalorizando o preço do leite prejudicando os produtores rurais. “Eu peço aqui a apoio no governador, do secretário Estadual de Agricultura e dos nossos deputados Estaduais para achar uma forma de ajudar o homem do campo“, disse Procópio.

A Vereadora Vera Márcia (PT), falou sobre os trabalhadores da Educação, que estão pedindo socorro pelo valor que recebem em seus salários. “Existem servidores que recebem menos que o salário mínimo, sendo R$ 885,00 de salário base e com o complemento salarial chega a 1.130,00, e a maioria deles pagam aluguel, e não sobra quase nada para comprar o alimento da família. Outra questão que eu quero abordar é que os professores, aceitaram todas as exigências e determinação nessa pandemia, mas não receberam apoio de equipamentos para dar a aula remota. Muitos deles não têm internet, computador ou celular que comporte os aplicativos que são utilizados para dar aula por meio da internet. Eles professores precisam de um suporte”, afirmou Vera Márcia.

O presidente da Câmara Welinton Fonseca (MDB), disse que a vontade dos parlamentares da Casa e do Prefeito, seria aumentar o salário dos professores, mas nesse momento de calamidade a Lei 173/2020 não permite aumentar o salário de servidores públicos.

O vereador Elvis Gomes (Republicanos), solicitou verbalmente que se conceda a imunização contra a Covid-19 para todos os pacientes que estiverem fazendo o tratamento de câncer. “Pedimos que essas pessoas sejam vacinadas o mais rápido possível, haja visto, que esses pacientes já encontram debilitados e com baixa imunidade”, concluiu Elvis.

A vereadora Janethe Almeida, agradeceu ao secretário de Obras e ao presidente da AMT, por atender as solicitações. Ela também agradeceu diretor regional da Caerd, que já está estudando a possibilidade de ajudar as famílias do Distrito de Nova Londrina, com objetivo de melhorar o abastecimento de água. E por ultimo agradeceu ao prefeito Isaú Fonseca e ao presidente da Câmara que visitaram o bairro Santiago a convite dos moradores. A vereadora A vereadora também fez um apelo especial sobre ao transporte coletivo. “As pessoas têm clamado para que o transporte coletivo volte a funcionar, uma vez, que muitos não têm condições de pagar Uber, Mototaxi e até mesmo o taxi lotação”, disse Janethe.

O vereador Marcelo Lemos (PSB), lamentou sobre o secretário de Obras de Ji-Paraná, que não tem dado atenção ao segundo distrito da cidade. “Mesmo estando no período chuvoso é preciso que seja feito um serviço paliativo nas principais ruas do segundo distrito, para melhorar a trafegabilidade e o acesso para os moradores. Para finalizar sua fala Marcelo Lemos, se solidarizou com todas as famílias que perderam seus entes queridos, entre eles a sogra do deputado Estadual Laerte Gomes e do empresário Rogério da Motor Norte que tiveram suas vidas ceifadas por esse terrível vírus ”, concluiu Lemos.

Já o vereador Lorenil Gomes (PSDB), usou a tribuna para dizer que a população da cidade deve torcer para Ji-Paraná estar sempre melhorando. “E não é porque fazemos alguns apontamentos sobre alguns secretários, isso não significa que eu estou criticando a administração municipal no geral, mas se o secretario não está dando conta de seus afazeres, é importante que ele deixe o cargo, porque o município precisar seguir em frente”, falou Lorenil.