Renovado convênio para transporte gratuito de estudantes

por jip — publicado 23/08/2017 13h08, última modificação 28/01/2020 15h34
Vereador Edivaldo Gomes autor da indicação para concessão do benefício

Por iniciativa do prefeito Jesualdo Pires (PSB), a Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) renovou, na terça-feira (22), o convênio que permite a empresa concessionária do transporte urbano coletivo de passageiros (Cidade de Ji-Paraná, antiga Coopemtax)  a fazer o repasse gratuito mensal de 20 mil passes-estudantis para alunos da rede pública de Ji-Paraná.

O projeto foi uma indicação do vereador Edivaldo Gomes (PSB), em 2013, após ouvir estudantes que, na época, participavam do movimento popular “Vem pra Rua Jipa”. Entre outras reivindicações, os alunos pediam o direito ao passe-estudantil gratuito.

Para se beneficiar, o estudante deve reunir cópias de documentação que comprove matrícula escolar, frequência nas aulas, carteira de identidade estudantil e uma declaração de que mora a uma distância mínima de 500 metros da unidade escolar.

Com os documentos, o interessado deve procurar a sede do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano do Interior de Rondônia (Set-Ji). O estudante também pode acessar o site do sindicato (setji.com.br.) e procurar pela janela “Área do Estudante”, onde encontrará todos os dados para o benefício, até um requerimento online. O Set-Ji fica ao lado do hotel Máximus, na Vila Jotão, 2º distrito.

Edivaldo Gomes destacou o empenho do prefeito Jesualdo Pires em continuar com o benefício e agradeceu o apoio recebido dos vereadores que compuseram a câmara passada e os atuais vereadores. “Os novos vereadores entenderam de pronto a importância do benefício”, assegurou.

Gomes disse que, mesmo o valor sendo baixo, o passe-estudantil gratuito é de grande valia para muitas famílias, especialmente para as que têm mais de um filho estudando e necessita de transporte público.

RENOVAÇÃO DA FROTA

Mesmo aprovando a renovação do convênio, os vereadores foram unânimes em cobrar melhorias no transporte público. O presidente da empresa, Walter Freitas, afirmou que em cerca de 30 dias a frota atual será substituída por veículos que oferecerão mais conforto aos usuários. Ele também confirmou que a Cidade de Ji-Paraná está atendendo a novos bairros como Novo Horizonte (1º distrito) e Habitar Brasil (2º distrito).

Texto: Jairo Ardull

Fotos: Marcos Gomes