Nim Barroso e Joziel Carlos de Brito propõem que recursos da pandemia sejam utilizados para reparo em aparelho de tomografia

por fernanda — publicado 23/07/2020 10h52, última modificação 23/07/2020 10h52
Os vereadores estiveram com o secretário municipal de Saúde, Rafael Papa, para apresentar a solicitação

Os vereadores Nim Barroso (DEM) e Joziel Carlos de Brito (MDB) estiveram com o secretário municipal de Saúde, Rafael Papa, para propor que os recursos enviados pelo governo federal para combate ao novo coronavírus (Covid-19) sejam também utilizados para reparo no aparelho de tomografia do Hospital Claudionor Roriz.

Rafael Papa concordou com a solicitação e afirmou que a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná deverá iniciar o processo para contratação do serviço. Sobre o tempo em que o do equipamento ficou sem funcionar, o secretário afirmou que a falta de orçamento dificultou o reparo.

De acordo com os vereadores, sem o funcionamento do tomógrafo no HM, pacientes têm que recorrer a clínicas particulares para os exames. “O custo [exame] é muito alto e, muitas vezes, neste período de desemprego e pandemia, as pessoas não têm esse dinheiro”, admitiu Nim Barroso.

“A manutenção do tomógrafo, utilizando os recursos enviados pelo governo federal para o combate ao novo coronavírus, trará humanização no atendimento de quem precisar, principalmente, a pessoa de baixa renda”, garantiu Joziel Carlos de Brito, que viu na proposta apresentada a saída para resolver o problema.

Além de auxiliar no diagnóstico por imagem de muitas doenças, o tomógrafo pode ser muito eficiente no combate da Covid-19. Os exames de tomografia podem ser integrados como um teste de triagem de pacientes para auxiliar na otimização de testes de PCR, leitos de isolamento e unidades de terapia intensiva.

Texto: Jairo Ardull