Jessé Mendonça é eleito 1º secretário da Câmara de Ji-Paraná

por jip — publicado 09/05/2019 09h47, última modificação 28/01/2020 15h43
O vereador foi o único a apresentar requerimento para concorrer à vaga na mesa diretora

O vereador Jessé Mendonça (PDT) foi eleito, por unanimidade, para o cargo de 1º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP). A votação ocorreu na sessão ordinária de terça-feira (7). Ele vai ocupar a vaga deixada pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB), que renunciou à 1ª secretaria na semana passada.

“Tal ato [renúncia] se dá por motivos pessoais e também por entender que o tempo e assessoria dispostos para o cargo de tamanha importância são insuficientes para análise detalhada de todos os processos, inclusive por ser ordenador de despesas”, afirmou Edivaldo Gomes, que também alegou questões pessoais para deixar o cargo.

Jessé Mendonça foi o único vereador a apresentar requerimento para a mesa diretora para concorrer à vaga.  A votação em plenário foi unânime. “Me sinto preparado e disposto para novamente ocupar a 1ª secretária da Câmara Municipal de Ji-Paraná”, garantiu ao discursar da tribuna da CMJP. Mendonça havia ocupado 1ª secretaria em legislaturas anteriores.

De acordo com o presidente Affonso Cândido (DEM), apenas um candidato concorreu à vaga. “A decisão do plenário foi democrática, unânime e soberana, e com base em nosso Regimento Interno, preenchemos a vaga com um político experiente e disposto a trabalhar por nossa cidade”, garantiu.

Segundo o RI, são atribuições do 1º secretário verificar e declarar a presença de vereadores, anotar as discussões e votações, fazer a chamada de vereadores, acolher pedidos de inscrição dos vereadores para o uso da palavra; assinar, depois do presidente, as atas das sessões plenárias, fiscalizar a elaboração das atas das sessões; secretariar a comissão executiva e substituir o presidente na ausência do 1° e 2º presidentes.

Jessé Mendonça Bitencourt era suplente e assumiu a vaga de vereador em 1º de fevereiro de 2019, após a renúncia da vereadora Silvia Cristina (PDT), eleita deputada federal. Ele foi eleito pela primeira vez em 1993 (3ª legislatura) e está na CMJP há sete mandatos consecutivos.

Jairo Ardull

Fotos: Paulo Baltazar