Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Informe Legislativo 40ª Sessão Ordinária Itinerante

Informe Legislativo 40ª Sessão Ordinária Itinerante

por jip — publicado 14/12/2017 11h22, última modificação 14/12/2017 11h22

]

 

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

40ª Sessão Ordinária Itinerante

 

 

Sessão Ordinária

A 40ª Sessão Ordinária de terça-feira, 13 de dezembro de 2017, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM) e secretariada pela vereadora Silvia Cristina (PDT).  A sessão itinerante foi realizada na Comunidade Ikolen Gavião, na Reserva Indígena Igarapé Lourdes, e nela foram aprovados requerimentos, entregues moções de aplausos e debatidos temas de interesse da comunidade ji-paranaense em diversas áreas.

 

A Sessão

Pronunciaram-se na tribuna da CMJP, o articulador indígena Josias Gavião e o cacique geral do Povo Gavião Catarino Sebirop.

 

Moções de Aplausos

Foram feitas as entregas de moções de aplausos a lideranças indígenas Ikolen Gavião de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSD).

 

Marcelo Lemos (PDS)

Em seu pronunciamento, o vereador Marcelo Lemos vez uma homenagem pública ao líder e articulador indígena Josias Gavião e também tratou da representatividade da Câmara Municipal de Ji-Paraná e a busca da coletividade da instituição.

1ª Sessão na Comunidade Indígena

De acordo com Marcelo Lemos, nunca houve na história dos índios Gavião a realização de uma sessão ordinária da CMJP para que os costumes e tradições da etnia fossem conhecidos e respeitados. O vereador afirmou que no dia 19 de dezembro será licitado, pela Prefeitura de Ji-Paraná, um trator para uso da comunidade indígena, com recursos de emenda do deputado federal Expedito Neto (PSD).

Welinton Negão (PR)

Requerimento - O vereador Welinton Negão requereu, após deliberação em plenário, que seja pago aos funcionários o salário e o 13º antes do Natal.

 Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos - A limpeza interna e externa na Escola São Pedro, no bairro Parque São Pedro; o bloqueteamento da rua Rio Aripuanã entre a avenida Mato Grosso e avenida 6 de Maio. no bairro Dom Bosco; colocação de bueiros na rua Presidente Geisel, esquina com rua Gardênia no bairro Santiago; colocação de bueiros na rua Gardênia esquina com Presidente Carter, no bairro Santiago; limpeza na rua Rio Xingu entre a avenida Mato Grosso e avenida 6 de Maio, no bairro Dom Bosco, de autoria do vereador Ademilson Procópio foram aprovados em plenário.

Jhony Paixão (PRB)

Requerimentos - Os requerimentos de autoria do vereador Jhony Paixão solicitando a remoção de entulhos na rua Ji-Paraná, esquina com a avenida Vitória Régia, na lateral da Escola de Ensino Fundamental e Médio Edilce dos Santos, bairro São Bernardo; limpeza e conservação da calçada de passeio público em frente à Unidade Básica de Saúde São Francisco, localizada a rua Vila Velha, n. 345, entre as ruas Luiz Muzambinho e José Eduardo Vieira, bairro São Francisco; construção de uma lombada na rua Raimundo José da Silva (antiga Rua Amazonas), próximo à casa número 1566, esquina com a rua Itaúna, bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Aurélio Bernardi (T-13) com a avenida Guanabara no bairro Valparaíso, foram  aprovados na sessão itinerante na Comunidade Ikolen Gavião.

Silvia Cristina (PDT)

Requerimentos - A vereadora Silvia Cristina requereu e o plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou as solicitações de reparo no meio-fio na avenida Edson Lima do Nascimento com a rua Vinicius de Morais e a pavimentação da rua Ilhéus, entre a rua Plácido de Castro e rua Cruzeiro do Sul no bairro Cafezinho.

Cláudia de Jesus (PT)

Requerimentos - Os requerimentos de autoria da vereadora Cláudia de Jesus, aprovados em plenário, solicitaram a recuperação asfáltica da avenida 31 de Março em toda sua extensão; construção de uma quadra esportiva coberta, com banheiros e água encanada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Adão Valdir Lamota (EMEIEF), localizada na rua Guarulhos, na T-23, 2º Distrito; alteração referente ao prazo de renovação de Licença de Operação, que consta na Lei n. 2807, de 10 de abril de 2015, Licenciamento Ambiental, especificamente na LMO – Licença Municipal de Operação que é renovada a cada 2 (dois) anos, que esta Licença de Operação passe a ser renovada a cada 4 (quatro) anos e a  reconstrução do bueiro na rua Mato Grosso, esquina com a rua das Rosas no bairro Santiago.

Izaias Arnica (PSB)

Requerimentos - O vereador Izaias Arnica requereu, após deliberação em plenário, a recuperação da rua Aracaju, entre a rua Argemiro Luiz Fontoura (T-28) e a rua Paulo Freire (T-29), no bairro Jorge Teixeira; sinalização de quebra-molas no Residencial Capelasso e recuperação da rua Curruíla, em toda sua extensão, no bairro Boa Esperança.

Du Galdino (PSDB)

Requerimento - O requerimento do vereador Du Galdino solicitando a contratação de uma empresa de auto-fossa para prestar atendimento aos moradores do residencial Bosques dos Ipês I e II foi aprovado pelo plenário da CMJP.

Edilson Vieira (PMDB)

Requerimentos - A pavimentação da rua Carlos Luiz em toda sua extensão e a recuperação do pavimento asfáltico da rua das Pedras, trecho entre avenida Castelo Branco e avenida Monte Castelo, constam dos requerimentos aprovados pela Câmara Municipal de Ji-Paraná de autoria do vereador Edilson Vieira.

Joaquim Teixeira (PMDB)

Requerimentos - O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) requereu à Prefeitura de Ji-Paraná uma academia ao ar livre; parque de pneus; arborização e a instalação de lixeiras na Praça Pastor Joab Valentim de Oliveira no bairro Alto Alegre.

Marcelo Lemos (PSD)

Requerimentos - A construção de uma quadra poliesportiva; interseção junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) para apoio na implantação de tanques de peixes; apoio para aquisição de sementes para plantio de arroz, feijão, milho e apoio para aquisição de sementes frutíferas de pocã, laranja, limão, café entre outras, beneficiando o povo indígena gavião da Aldeia Ikolen na terra indígena Igarapé Lourdes no município de Ji-Paraná; providências para a recuperação asfáltica da avenida 22 de Novembro, trecho entre avenida Marechal Rondon até avenida JK e pavimentação das margens do Igarapé 2 de Abril entre a avenida 22 de Novembro e avenida Mato Grosso no bairro Centro, constam dos requerimentos aprovados pleno plenário da CMJP propostos pelo vereador Marcelo Lemos.

Lorenil Gomes (PTB)

Requerimentos - O vereador Lorenil Gomes solicitou a limpeza do Igarapé Piraíba, entre a rua Monte Castelo e rua Jamil Pontes no bairro Jardim dos Migrantes e melhorias na rede de tubos do travessão municipal que liga o Distrito de Nova Londrina às linhas rurais.

Affonso Cândido (DEM)

Requerimentos - O vereador Affonso Cândido solicitou, após aprovação do plenário, a manutenção e troca de lâmpadas dos postes de iluminação pública localizada na rua José Messias Filho, em toda sua extensão no bairro Colina Park e a reposição de lâmpadas na rua Dr. Osvaldo depois da ponte de madeira no bairro Primavera (rua ao lado do ATAC supermercado).

 

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Portal do Servidor

Transparência