Informe Legislativo 39ª Sessão Ordinária

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

Sessão

A 39ª Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira (20), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na sessão legislativa, foram debatidos temas e aprovados projetos e requerimentos que beneficiam a comunidade em várias áreas.

Edivaldo Gomes (PSB)

Em seu pronunciamento, o vereador comentou da reunião que teve com agentes públicos, representantes de empresa e futuros moradores do Residencial Rondon I que definiu que será necessária a instalação de estação de tratamento de esgoto (ETE) no novo conjunto habitacional. A obra, segundo técnicos da Construtora Coenge, terá um custo de R$ 1,3 milhão. Embora seja responsabilidade do Ministério das Cidades, o prefeito Marcito Pinto (PDT), informou por meio do secretário municipal de Articulação Política, Carlos Magno, que a Prefeitura de Ji-Paraná buscará recursos para concluir a ETE. Edivaldo Gomes afirmou que a meta é que em 90 dias o município assegure o dinheiro para instalar a estação de tratamento no Residencial Rondon I.

Marcelo Lemos (PSD)

O vereador voltou a cobrar da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) que faça a recuperação, a com máxima urgência, de trechos da malha asfáltica danificados pelas obras de manutenção ou expansão da rede de fornecimento de água. Marcelo Lemos citou mais uma vez os danos causados na avenida São Luís no bairro Nova Brasília e pediu agilidade aos responsáveis pela Caerd.  Ele afirmou que a população está pagando pela inoperância da companhia. Requerimento aprovado: recuperação e a abertura da rua Presidente Vargas, entre avenida JK e rua Paraná.

Vereador Edilson Vieira (PP)

Requerimentos aprovados: solicitou à Mesa Diretora a instalação de uma lombada na rua Sena Madureira, entre rua Café Filho e rua Washington Luís no bairro São Pedro, recuperação da malha asfáltica da avenida das Seringueiras, trecho entre avenida Aracajú e avenida Edson Lima do Nascimento no bairro Cafezinho; manutenção e iluminação pública e instalação de novos refletores nas quadras de vôlei e futebol no município de Ji-Paraná.

Cláudia de Jesus (PT)

A vereadora usou a tribuna da Câmara de Ji-Paraná para afirmar que encaminhou denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE) de uma ponte na Linha 94, concluída, segundo a vereadora, há um ano e meio, que está prestes a desabar. De acordo com Cláudia de Jesus, a obra tem garantia de cinco anos. “Porém, a ponte já se acabou. Quem está passando nesta ponte, corre risco de vida, porque ela pode cair a qualquer momento”, garantiu. Cláudia de Jesus também solicitou informações a respeito do andamento da investigação da “madeira ganhada pela Prefeitura de Ji-Paraná” para reparos das pontes da área rural. Segundo a vereadora, a Câmara de Ji-Paraná ainda não receberam informações sobre a solicitação feita à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Ida Fernandes (PV)

Pediu apoio à “Campanha de Conscientização Sobre Estacionamentos para Idosos” desenvolvida pelo Conselho Municipal do Idoso. De acordo com Ida Fernandes, parte da população que possui carros e motos tem desrespeitado à lei que estabeleceu vagas privativas para pessoas acima de 60 anos e ou deficientes físicos. A vereadora pediu a participação da Câmara de Ji-Paraná e da população na campanha. “Precisamos atingir a consciência das pessoas para que o direito do idoso seja respeitado”, assegurou.

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovados: patrolamento e encascalhamento da rua Gebrim Abdala, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua Holanda, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua Aldo Cavichioli, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua 800, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua 1100, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua 1000, em toda sua extensão no Bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua Geraldo Paulino Pinto, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão; patrolamento e encascalhamento da rua Cosmo Ferreira de Melo, em toda sua extensão no bairro São Cristóvão.

Ademilson Procópio (PP)

Requerimentos aprovados: colocação de bueiro na rua do Ouro com Damasco no bairro Novo Horizonte; instalação de bueiro na rua Damasco com Floresta no bairro Novo Horizonte; colocação de manilhas na esquina das ruas Presidente Carter com Gardênia, no bairro Santiago; recuperação da cabeceira da ponte sobre o rio Ferro Velho, km 2 da Linha 206; recuperação do atoleiro no km 14, da Linha 207; bloqueteamento da rua das Flores, entre as ruas Presidente Geisel e João Batista Figueiredo no bairro Santiago.

Silvia Cristina (PDT)

Requerimentos aprovados: pavimentação e calçamento da rua Santa Clara, entre a rua Transcontinental e rua Progresso no bairro Primavera; pavimentação da rua Castelo Branco, entre a rua Santa Clara e rua Xapuri, bairro Riachuelo e reparos na rua Jasmim no bairro Santiago, km 5.

Projeto de Lei aprovado na sessão:

Projeto de lei de autoria da vereadora Cláudia de Jesus (PR) que dispõe sobre a criação da Feira da Agricultura Familiar do município de Ji-Paraná.