Informe Legislativo 37ª Sessão Ordinária

por jip — publicado 23/11/2018 16h23, última modificação 28/01/2020 15h24

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

37ª Sessão Ordinária

 

Sessão

A 37ª Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira (13), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados projeto e requerimentos que beneficiam a comunidade em várias áreas.

 

Homenagem

Silvia Cristina (PDT) comentou sobre a homenagem que recebeu na segunda-feira (12), na Câmara de Cabixi, pelos trabalhos desenvolvidos há 12 anos como coordenadora voluntária do Hospital do Amor. A vereadora falou também sobre o trabalho voluntário que o senhor Nenê realiza em prol ao Hospital de Câncer de Barretos (HCB).

 

GAPC

Silvia Cristina (PDT) disse que no último dia 10 o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC) de Ji-Paraná completou 12 anos e que ela foi a primeira presidente. A vereadora disse que na próxima semana será entregue uma Moção de Aplauso ao GAPC, que desenvolve um importante trabalho social na área da saúde de Ji-Paraná e região, tanto na prevenção quanto ao tratamento do câncer.

 

Caminhada

A vereadora convidou todos para participar no próximo dia 25, a partir das 8 horas, da Caminhada Passos que Salvam, que será da Paróquia São José até o Gerivaldão. Os kits estão à venda na Casa da Sogra e no Boticário. A Caminhada tem como finalidade esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.

 

Silvia Cristina (PDT)

Requerimentos aprovados: reparo da pista da Rua 31 de Março, entre a ruas Padre Cícero e Toledo, no Bairro Jardim Presidencial; e reparo da Rua Mogno (t-19), entre avenidas Brasil e Maringá.

 

Desbravadores, Água e Lixo

Lorenil Gomes (PTB) falou sobre o Projeto de Lei n°3783, de sua autoria, que “Institui o Dia Municipal do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no âmbito do Município de Ji-Paraná”. O projeto está tramitando na Casa de Leis. O vereador falou sobre os problemas com o abastecimento de água e falta de coleta de lixo no município.

 

Lorenil Gomes (PTB)

Requerimento aprovado: colocação de placas denominativas nas ruas do Bairro Colina Park I e II.

 

Coleta de Lixo e Caerd

Marcelo Lemos (PSD) destacou a falta de coleta de lixo no município e disse que na segunda-feira (12) acompanhou o trabalho da empresa coletora, Coolpeza Serviços e verificou que só dois caminhões fazem o trabalho em Ji-Paraná e que estão em péssimas condições.  

 

Requerimento

Marcelo Lemos (PSD) comentou sobre seu requerimento aprovado pedindo a cópia do processo de aquisição de serviços de coleta de resíduos sólidos no município de Ji-Paraná, desde sua constituição até o mês de outubro de 2018.

 

Asfalto

Joaquim Teixeira (MDB) parabenizou o governador Daniel Pereira pelos trabalhos que vem realizando e agradeceu por atender o seu pedido e retomar o asfalto na rua Calama, no bairro São Francisco. O vereador também destacou a falta de coleta de lixo na cidade.

 

Joaquim Teixeira (MDB)

Requerimentos aprovados: pavimentação na Rua Vinícius de Morais, entre Avenida Edson Lima do Nascimento e Rua Xapuri, no Bairro São Pedro; recuperação asfáltica na Rua Antônio Ferreira de Freitas, entre Avenida Transcontinental e Rua 31 de Março, no Bairro Jardim Presidencial; patrolamento e cascalhamento das ruas Fortuna, em toda sua extensão, no Bairro Habitar Brasil; 2ª Linha Gleba G, em toda sua extensão, no Distrito de Nova Londrina; Conquista, em toda sua extensão, no Bairro Habitar Brasil; Esperança, em toda sua extensão, no Bairro Habitar Brasil; e Liberdade, em toda sua extensão, no Bairro Habitar Brasil.

Coleta de Lixo I e Fossas

Ademilson Procópio (PTB) também falou sobre os problemas com a coleta de lixo na cidade e que a empresa Coolpeza não está conseguindo realizar um trabalho de qualidade. O vereador disse que na próxima semana vai apresentar um requerimento a respeito dos caminhões que jogam os resíduos das fossas em um local inadequado.

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos aprovadosrecuperação de bloquetes na Rua Mato Grosso, entre as ruas Dom Bosco e São João, no Bairro Casa Preta; e colocação de placas de sinalização na esquina das ruas Presidente Médici com Avenca no Bairro Santiago.

Lixo I e Água I

Edilson Vieira (MDB) também comentou sobre os problemas com a coleta de lixo e falta de abastecimento de água no município.

 

Edilson Vieira (MDB)

Requerimentos aprovados: construção de abrigo de ponto e parada de ônibus na Avenida Curitiba, entre a Rua Aurélio Bernardi e Avenida das Seringueiras, no Bairro Nova Brasília; e manutenção em rede de esgoto na Rua Rio Jaru, entre avenidas Mato Grosso e 6 de Maio, no Bairro Dom Bosco.

Caerd e T-13

Isaias Arnica (PSB) falou sobre as reclamações que tem recebido da população pelo trabalho que a Caerd está fazendo na avenida Brasil e foi conversar com os responsáveis, que falaram que vão solucionar o problema. O vereador parabenizou o trabalho de limpeza e cascalhamento realizado na T-13, um pedido dele.

 

Tribuna

Edivaldo Gomes falou sobre a falta de fiscalização no Festival Food Truck e das demissões que foram feitas recentemente pela administração municipal.

 

Edivaldo Gomes (PSB)

Requerimentos aprovados: melhorias no atendimento do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial); e fiscalização quanto ao cumprimento da Lei de tempo máximo nas filas de bancos.

 

Affonso Cândido (DEM)

Requerimento aprovado: corte e retirada de árvore localizada na Rua Curitiba, nº 183, no Bairro Nova Brasília.

 

Claudia de Jesus (PT)

Requerimentos aprovados: realização de mutirão de limpeza geral e recuperação de ruas no Residencial Açaí, final da Rua Vitória Régia, Km 04; Audiência Pública no dia 7 de dezembro de 2018, para discutir sobre Mediação Tecnológica no campo; e esclarecimentos sobre a falta de coleta de lixo em vários bairros do município de Ji-Paraná.

Jhony Paixão (PRB)

Requerimento aprovado: reposição de lâmpada na Rua Tucunaré, nº 485, Bairro Novo Urupá.

 

Welinton Fonseca - Negão filho do Isaú (PR)

Requerimentos aprovados: execução da Lei nº 2453/2013, de 20 de maio de 2013.

 

PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

- Proposta de Emenda a Lei Orgânica nº 039/2018, que “Introduz modificações nos artigos 13, 39, 40, 69 e no Capítulo III do Título III, da Lei Orgânica do Município de Ji-Paraná.

- Projeto de Lei nº3780/2018, que “Dispõe sobre alterações na Lei Municipal n°965, de 31 de março de 2000”.