Informe Legislativo 36ª Sessão Ordinária

Informe Legislativo

36ª Sessão Ordinária

Sessão

A 36ª Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira (6), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pelo vereador Welinton Fonseca - Negão filho do Isaú (PR). Na Sessão foram aprovados requerimentos que beneficiam a comunidade em várias áreas.

Caerd, Lixo e Aterro

Marcelo Lemos (PSD) falou mais uma vez sobre os problemas da Caerd, principalmente na rua São Luís que foi danificada e até hoje não arrumaram. O vereador destacou também a falta de coleta de lixo no município e a importância de instalar um aterro sanitário.

Caerd I e Festival

Lorenil Gomes (PTB) também destacou os problemas de abastecimento de água na cidade e que o contrato da Caerd encerra no dia 18 de março de 2019. O vereador falou sobre o festival food truck.

Lorenil Gomes (PTB)

Requerimentos aprovados: pintura e sinalização nos quebra-molas da Rua 6 de Maio, entre Avenida Transcontinental no Centro até a Rua Fernandão, no Bairro Dom Bosco; e construção de quebra-molas na Avenida Francisco Varea Domingues, em toda sua extensão no Bairro Green Park.

Hospital Regional, Linha 90 e Calcário

Claudia de Jesus (PT) registrou a luta dela e das vereadoras Silvia Cristina (PDT) e Ida Fernandes (PV) para implantar o Hospital Regional em Ji-Paraná, e que começaram a ter retorno como a garantia do terreno para a construção e emenda da bancada federal. A vereadora falou sobre o excelente trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) na Linha 90, a seu pedido, e parabenizou a equipe. Outro destaque foram os pedidos que ela fez para o retorno do programa do calcário.

Claudia de Jesus (PT)

Requerimentos aprovados: providências para fazer gestão junto aos órgãos competentes para que seja instalado em Ji-Paraná o Instituto Médico Legal – IML; e substituição da ponte de madeira existente na Linha 16, setor Itapirema por um bueiro.

Feiras

Edivaldo Gomes (PSB) falou que é autor do texto de uma lei que trata de feiras comerciais e varejistas, e que para trazer feiras comerciais para Ji-Paraná é necessário ter empresa regular na cidade, sendo que objetivo é não criar uma concorrência desleal com comércio local.

Cortes de Gastos e Audiência

Edilson Vieria (MDB) comentou sobre o requerimento aprovado de autoria de 12 vereadores com sugestão para cortes de gastos junto a administração pública municipal. O vereador falou também sobre o requerimento aprovado solicitando uma Audiência Pública para tratar sobre o Aterro Sanitário.

Edilson Vieira (MDB)

Requerimentos aprovados: pintura das faixas de pedestres da Rua Manoel Franco, em toda sua extensão; patrolamento e cascalhamento da Avenida das Seringueiras, trecho entre Avenida Guanabara e Rua Natal, no Bairro Valparaíso.

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos aprovados: tapa buracos na malha asfáltica da Rua Abílio Freire, entre BR 364 e Avenida Marechal Rondon, no Bairro 2 de Abril; e construção de quebra-molas na Rua Vitória Régia, em frente ao Residencial Açaí.

Affonso Cândido (DEM)

Requerimento aprovado: recuperação do bloqueteamento e iluminação da Rua Garapeira, em toda sua extensão no Bairro Residencial Açaí.

Isaias Arnica (PSB)

Requerimentos aprovadosrevitalização do estacionamento da Avenida Brasil, a partir da Rua Castelo Branco (T-01) até a Rua Ipê (T-17), no Bairro Nova Brasília;  limpeza permanente do Cemitério da Saudade no Bairro Nova Brasília; patrolamento e cascalhamento da Rua Rodrigues Alves (T-13), a partir da Avenida Governador Jorge Teixeira (K-05) até a Associação dos Professores AJP, no setor Chacareiro.

Jhony Paixão (PRB)

Requerimentos aprovados: limpeza e cascalhamento da Rua Adeildo Moreira, em toda sua extensão, no Bairro Valparaíso; patrolamento e cascalhamento na Rua Pastor Paulo Leivas Macalão, entre as ruas Barão do Rio Branco e Ipê, no Bairro Valparaíso; limpeza e cascalhamento na Rua Ipê (T-17), a partir da Rua Campo Mourão até Rua Projetada, no Bairro Valparaíso; tapa buracos na Rua Xapuri, entre Avenida Transcontinetal e T-14, nos Bairros Riachuelo e São Pedro.

Joaquim Teixeira (MDB)

Requerimentos aprovados: recapeamento da Rua Antônio Meronho, em toda sua extensão, no Bairro São Bernardo; redutor de velocidade quebra-mola na Rua Curitiba, entre as ruas Ipê e Angelim, no Bairro Nova Brasília; construção de galeria ou bueiro na Rua Manoel Franco, entre as ruas Manoel Pinheiro Machado e Adolfo Furhmann, no Bairro Nova Brasília; patrolamento e cascalhamento da Rua São Luiz, entre às ruas Maracatiara e Cedro, no Bairro Jorge Teixeira.

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovadosrecuperação da ponte localizada na Rua Dr. Osvaldo, no Bairro Primavera; o recapeamento da RO-135, entre o município de Ji-Paraná e o Distrito de Nova Londrina; recuperação da malha asfáltica na Rua Sena Madureira, entre as ruas Carlos Luiz (T-03) e Vinícius de Morais (T-10), no Bairro São Pedro;  recuperação da malha asfáltica na Rua Caucheiro, entre Avenida Aracajú e Rua Brasiléia, no Bairro BNH; e o bloqueteamento da Rua Dr. Osvaldo, em toda sua extensão, no Bairro Primavera.

Silvia Cristina (PDT)

Requerimentos aprovadosimplantação do CAPS AD em Ji-Paraná; e reparo na Rua Cruzeiro do Sul, entre T-15 e T-16, no Bairro BNH.

Welinton Fonseca - Negão filho do Isaú (PR)

Requerimentos aprovadosinstalação de unidade de Raio X no Centro de Saúde L-1 Maringá; e construção de dois quebra-molas, sendo um na Rua Amapá, entre T-22 e T-23 e outro na Rua Cedro na esquina.

APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

- Veto ao Projeto n°3762/2018 (2817 de origem), que “Dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº1403, de 20 de julho de 2005, que Institui o Regime Próprio da Previdência Social do município de Ji-Paraná”.