Informe Legislativo 14ª Sessão Ordinária

por jip — publicado 16/05/2018 13h31, última modificação 28/01/2020 15h16

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

14ª Sessão Ordinária

 

Sessão

A 14ª Sessão Ordinária, que aconteceu na terça-feira (15), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos que beneficiam a comunidade em várias áreas.

 

Campanha Faça Bonito

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Glécia Ranny falou na tribuna sobre a 9ª edição da Campanha Faça Bonito, que foi lançada na segunda-feira (14) e tem o objetivo de convocar todos para assumirem o compromisso no enfrentamento e combate a violência sexual de crianças e adolescentes. Os vereadores comentaram sobre a importância da campanha.

 

HM

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) voltou a abordar as reclamações que recebe quanto à Pediatria do Hospital Municipal. Na última semana foi apresentada, pela direção do HM, uma solução que o vereador acredita que não funcionou, pois continua recebendo muitas reclamações. Ele encaminhou o caso ao gabinete do prefeito pedindo providências.

 

Obras e Laerte Gomes

Lorenil Gomes (PTB) parabenizou o prefeito Marcito Pinto (PDT) pela escolha do secretário municipal de Obras, Cleberson Littg Bruscke, que tem feito um ótimo trabalho. O vereador agradeceu ao deputado estadual Laerte Gomes por contribuir com o crescimento de Ji-Paraná.

 

Lorenil Gomes (PTB)

Requerimentos aprovados: pintura/repintura das faixas de pedestre no sinal de trânsito nos cruzamentos das Avenidas Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho no Bairro 02 de Abril; colocação de luminárias e manutenção das já existentes no Residencial Green Park; e conversão da Rua Júlio Guerra de mão única para sentido mão dupla, entre a avenida Cloves Arraes e Rua Presidente Vargas, no Centro.

 

Asfalto

Marcelo Lemos (PSD) disse que esteve em Porto Velho com o deputado estadual Laerte Gomes, que liberou emenda para mais de dois quilômetros e meio de asfalto para Ji-Paraná. O vereador disse que conversou com o secretário municipal de Planejamento, Pedro Cabeça, que é competente e tem feito a diferença, e que junto com o prefeito Marcito Pinto (PDT) estão providenciando o projeto para a execução desta obra nos próximos 60 dias.

 

Gardênia e Limpeza

Du Galdino (PSDB) disse que conversou com o prefeito Marcito Pinto (PDT) sobre a necessidade da canalização na rua Gardênia no bairro Santiago e que será analisada uma forma de resolver o problema. O vereador agradeceu a equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semosp) pela limpeza, que foi feita se seu pedido, nos bairros Bosque dos Ipês I e II.

 

Du Galdino (PSDB)

Requerimento aprovado: construção de ponte para dar acesso entre os Bosques dos Ipês I e II.

 

Proerd, Escolas Militares e Caerd

Jhony Paixão (PRB) comentou sobre a importância da formatura dos instrutores do Proerd Pais, que irão orientar melhor as crianças. O vereador agradeceu a visita do ex-governador Confúcio Moura e disse que conversaram sobre a ampliação das escolas militares. Outro assunto abordado por Jhony Paixão (PRB) foi sobre os serviços da Caerd na rua Xapuri, que não estão sendo feitos com qualidade.

 

Dia da Família

Joaquim Teixeira (MDB) destacou a importância do Dia da Família, comemorado na terça-feira (15). “A família é um projeto de Deus”, ressaltou.

 

Joaquim Teixeira (MDB)

Requerimentos aprovados: pavimentação das ruas Belém, entre a Rua Caucheiro e Avenida das Seringueiras no Bairro Valparaíso; Castelo Branco, entre as ruas Curitiba e São Paulo, no Bairro Nova Brasília; e Limeira, no Bairro JK.

 

Van

Edilson Vieira (MDB) informou que o veículo Van, que foi entregue recentemente pelo deputado Edson Martins (MDB) atendendo à solicitação dele, ainda não está sendo utilizado no transporte de pacientes devido a um defeito de fábrica (falta do acessório para acessibilidade). O vereador disse que o secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki informou que já pediram o acessório e provavelmente a partir de segunda-feira (21) iniciará o transporte dos pacientes que precisam se deslocar de suas residências até a unidade de saúde especializada para realizar hemodiálise.

 

Edilson Vieira (MDB)

Requerimentos aprovados: instalação de meio fio da Rua Sena Madureira, trechos entre ruas Vinícius de Moraes e Rodrigues Alves, no Bairro São Pedro; patrolamento e cascalhamento da Rua Padre Ângelo Cerri, entre ruas Padre Adolfo Rohl e JK no Bairro Casa Preta; e pintura de faixas de pedestre da Avenida Maringá em toda sua extensão.

 

Crédito Fundiário e Café Clonal

Cláudia de Jesus (PT) falou do Seminário sobre o Crédito Fundiário que aconteceu no último dia 11 no plenário da Câmara. A vereadora disse que o programa disponibiliza um crédito de R$ 140 mil para as pessoas que se enquadram nos requisitos e que o primeiro passo para quem tem interesse é procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade para adquirir as informações necessárias. Outro assunto abordado pela vereadora foi à entrega das 100 mil mudas de café clonal para os produtores de Ji-Paraná, que foi feita pelo Governo do Estado atendendo sua reivindicação.

 

Claudia de Jesus (PT)

Requerimentos aprovadospavimentação asfáltica e rede de esgoto da Rua Mogno (T-19), entre as Avenidas Aracajú e Manoel Franco, no Bairro Nova Brasília.

 

Moção

Os vereadores aprovaram Moção de Aplausos expressando homenagem e reconhecimento ao Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC). A propositura é da vereadora Silvia Cristina.

 

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos aprovadosrecuperação das ruas Vinícius de Morais, entre a Rua Colorado do Oeste e Avenida Edson Lima do Nascimento, no Bairro Cafezinho e Fortuna no Bairro Habitar Brasil; substituição de pontes de madeira por galeria na Linha 207, KM 01, Morro do Sabão; cascalhamento da estrada dos chacareiros,Travessão 11, que liga KM 04 a cidade de Ji-Paraná;  cascalhamento do Travessão 11, entre BR 364 e RO 135, estrada do KM 04; construção da ponte de concreto sobre o Rio São Carlos, Linha 206; substituição da 3ª ponte de madeira por tubo armco na linha 207, KM 04; substituição da ponte de madeira por galeria sobre o Igarapé Ferro Velho, KM 02, Linha 206; entre outros.

 

Affonso Cândido (DEM)

Requerimentos aprovadospatrolamento e cascalhamento da Rua Guarulhos, no trecho entre as ruas Maracatiara (T-20) e Cedro (T-23), Bairro JK; implantação de placas de sinalização de trânsito no Bairro Capelasso; sinalização vertical e horizontal com colocação de faixa de pedestre na frente da Escola Municipal Educação Infantil e Ensino Fundamental Moisés Umbelino e do Centro Municipal de Ensino Infantil Felipe Anselmo de Abreu, no Bairro Capelasso; instalação de uma tampa, com máxima urgência no bueiro localizado na Rua Pacaás Novos, na frente do Centro Municipal de Educação Infantil Ariel Hilgert; e recuperação das estradas da Linha 128 e das estradas vicinais da aldeia I`terap.

 

Beto Wosniach (PR)

Requerimentos aprovadosaquisição ou desapropriação da quadra entre as ruas São Luís e Teresina, Presbítero Honorato e Triângulo Mineiro para a construção de praça pública; instalação de rotatória e sinalização entre as ruas Curitiba e Cedro, no Bairro Nova Brasília; e conclusão da Avenida Cloves Arraes até a BR com colocação de canteiro colonial central e iluminação, uma vez que a via já tem duas mãos e a obra já foi iniciada e não foi concluída.

 

Izaias Arnica (PSB)

Requerimentos aprovadoslimpeza em torno da pista kart no Bairro Alto Alegre; patrolamento e cascalhamento nas ruas Curruila no Bairro Boa Esperança; Argemiro Luiz, entre asruas Porto Alegre (K-04) e Jundiaí, no Bairro Alto Alegre; e Monteiro Lobato, no Bairro Boa Esperança.

 

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovadosrecuperação das ruas Bom Princípio, entre as ruas Eduardo Barroso Silva e Dário Souza Aguiar, no Bairro Parque dos Pioneiros; São Francisco, entre as ruas Eduardo Barroso da Silva e José Nascimento Almeida, no Bairro Parque dos Pioneiros; Sebastião Borges, entre as ruas Eduardo Barroso Silva e José Nascimento Almeida, no Bairro Parque dos Pioneiros; Canaã, entre as ruas Eduardo Barroso Silva e José Nascimento Almeida, no Bairro Parque dos Pioneiros; Jerusalém, entre ruas Eduardo Barroso Silva e José Nascimento Almeida; José Nascimento Almeida, em toda sua extensão no Bairro Parque dos Pioneiros; da malha asfáltica da Rua Raimundo Ferreira, no Bairro Jardim das Seringueiras; entre outros.

 

Silvia Cristina (PDT)

Requerimentos aprovadosreparo na Rua Caucheiro (T-15), entre Avenida Brasil e Rua Manoel Franco e faixa de pedestres na frente das escolas do Distrito de Nova Londrina.