Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ida Fernandes quer que prefeito Marcito Pinto libere recursos para custeio das cirurgias de catarata

por jip — publicado 02/09/2019 08h29, última modificação 28/01/2020 13h38
Segundo a vereadora, na próxima semana, a prefeitura deverá elaborar edital para que interessados em realizar as cirurgias participem do processo de licitação

A vereadora Ida Fernandes (PV) afirmou que aguarda a decisão do prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), de destinar parte dos R$ 550 mil liberados para a área da saúde, na semana passada, pela deputada federal Silvia Cristina (PDT), ao custeio das cirurgias de cataratas a pacientes do município.

Segundo Ida Fernandes, nos próximos dias, a prefeitura deverá elaborar edital para que interessados em realizar as cirurgias participem do processo de licitação. A vereadora explicou que no certame será avaliada a capacidade técnica e estrutura das empresas. O valor de cada cirurgia deve acompanhar a tabela do Serviço Único de Saúde (SUS): R$ 705,00.

“Todos sabem da minha luta em prol dos idosos no que se refere à visão e às cirurgias oftalmológicas, em especial de catarata. Hoje, eu vejo uma luz no fim do túnel para o sofrimento dos idosos que resolvem esse problema pagado um preço popular [R$1.800,00], com a parceria de dois médicos de Porto Velho”, lembrou a vereadora.

No entanto, garantiu Ida Fernandes, tem idosos que não podem comprar nem a passagem para realizar o ato cirúrgico. “Imagina pagar R$ 1.800,00. Mas a nossa luta não parou. Quem pode pagar esse valor está indo fazer e quem não pode está ficando cego na fila de espera”, garantiu.

Na viagem que fez à Brasília, a vereadora entregou documento reivindicando recursos à deputada federal Silvia Cristina. “E ela, com a sensibilidade que tem pelo social, aguerrida como é, não me deixou de mãos vazias. E a primeira emenda parlamentar que teve em mãos, destinou R$ 550 mil para o município e parte do dinheiro deve ser direcionado para as cirurgias de cataratas”.

A vereadora afirmou que o prefeito Marcito Pinto se sensibilizou com as dificuldades enfrentadas pelos idosos e vai destinar recursos para um mutirão cirurgias de cataratas em Ji-Paraná. Ela também anunciou que mais R$ 500 mil para o setor de saúde, provenientes de emenda do deputado Leo Moraes, devem chegar ao município.

“Então, nós vamos ter R$ 1,050 milhão para os gastos com saúde na cidade de Ji-Paraná. E parte desse valor deve ir para [pagamento] as cirurgias de cataratas”, avaliou Ida Fernandes. Também são esperadas emendas dos deputados federais Jaqueline Cassol (PP) e Lúcio Mosquini (MDB), em âmbito estadual, para atendimento de idosos.

Texto: Jairo Ardull

Foto: Marcos Gomes