Ida Fernandes orienta idosos a atualizarem cadastros na Semusa

por jip — publicado 27/11/2017 12h31, última modificação 28/01/2020 15h32
As informações vão servir para futuros agendamentos para cirurgias de cataratas

 

Na sessão ordinária realizada no Distrito de Nova Londrina, na terça-feira (21), a vereadora Ida Fernandes (PV) orientou pacientes idosos a atualizem os cadastros pessoais na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para participar de um mutirão de cirurgias de cataratas em 2018.

 

De acordo com Ida Fernandes, a informação foi repassada pelo governador Confúcio Moura, durante a Feira Rondoleite, em Ji-Paraná. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) pretende realizar mais uma POC (Policlínica Oswaldo Cruz) Itinerante, específica, para as cirurgias de cataratas.

 

“O governador me informou que a POC, realizada em Ji-Paraná, não trouxe especialistas em oftalmologia, justamente, para se fazer uma apenas para atender os casos de cataratas, porque são muitas pessoas na vila de espera, precisando dessa cirurgia para voltar a enxergar”, afirmou.

 

A vereadora esclareceu que ainda não existe data  para que a POC Itinerante para cirurgias de catarata se realize, embora esteja prevista para 2018. “Mas dessa vez, tivemos a informação vindo direto do governador Confúcio Moura que sabe do problema e prometeu realizar esse mutirão”, frisou.

 

É pelo cadastro na Semusa, com a confirmação da data, que é feito o 

contato com o paciente, utilizando informações como endereço e número de telefone, para o agendamento das cirurgias. “Por isso, para o idoso que espera pela cirurgia, é muito importante atualizar o cadastro para que as pessoas da secretaria entrem em contato”, admitiu.     

 

A POC Itinerante foi realizada nas cidades de Machadinho do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná, com cerca de 50 médicos em 18 especialidades. Em Ji-Paraná, o mutirão pela saúde aconteceu nos dias 27, 28, e 29 de outubro na Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela, no 1º distrito.


FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull

|Fotos: Marcos Gomes