Edivaldo Gomes pede providências para o setor de saúde

por jip — publicado 09/05/2019 12h57, última modificação 28/01/2020 15h31
O vereador apontou que a diferença salarial tem afastado médicos da rede municipal de saúde

Não existe uma solução no curto para a falta de médicos na rede municipal de saúde se a Prefeitura de Ji-Paraná não tiver condições de melhorar os salários da categoria. A afirmação é da secretária municipal da Saúde, Guaraciaba Teixeira, ao vereador Edivaldo Gomes (PSB).

“Fiz uma visita de fiscalização [nesta semana] no Hospital Municipal de Ji-Paraná. Infelizmente, uma quantidade grande de pessoas estava para ser atendida no pronto-atendimento e também na ala de ortopedia”, avaliou Edivaldo Gomes. Segundo ele, embora a escala indicasse o padrão de dois médicos, apenas um fazia o atendimento.

A informação foi levada à secretária municipal da Saúde que lamentou o número insuficiente de profissionais médicos e afirmou que não há solução imediata para o problema. Segundo ela, as falhas no atendimento decorrem da falta de médicos, tanto no hospital quanto nas unidades básicas de saúde. No momento da visita do vereador, uma médica apresentou pedido de demissão.

De acordo com Guaraciaba Teixeira, o salário pago pela Prefeitura de Ji-Paraná não se equipa ao valor do programa Mais Médicos que é de R$ 11 mil (líquido), mais R$ 2,5 mil de bolsa (livre de tributação). No município, a importância é de R$ 8 mil (bruto). “A diferença é muito grande”, admitiu Edivaldo Gomes.

Para tentar reverter o quadro, na semana passada, a Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou um reajuste nos plantões médicos, que passaram de R$ 600,00 para R$ 1.100,00. “É preocupante para saúde da população a falta de médicos no município de Ji-Paraná”, alertou.

Uma das medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura é a realização de um teste seletivo para contratar novos médicos.

“Como vereador, vou cobrar do poder executivo que aumente o salário dos médicos para que tenham o salário compatível com o do ‘Mais Médicos’ e também de cidades vizinhas, caso contrário daqui a alguns dias não teremos mais médicos com disposição de atender no Hospital Municipal, colocando a população em sofrimento ainda maior. A Câmara de Ji-Paraná vai cobrar providências”, assegurou.

Texto: Jairo Ardull

Foto: Assessoria pessoal