Edivaldo Gomes cobra normalização na coleta de lixo

por jip — publicado 20/03/2019 12h55, última modificação 28/01/2020 15h33
O vereador afirmou que as lixeiras estão abarrotadas quase que diariamente porque o serviço não está sendo feito

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) cobrou da Prefeitura de Ji-Paraná a normalização na coleta do lixo doméstico. Segundo ele, o serviço oferecido pela empresa Coopelza é precário e a escala de recolhimento não está sendo cumprida em vários bairros. “As lixeiras estão abarrotadas quase que diariamente porque o serviço não está sendo feito”, alegou.

Em seu pronunciamento, Edivaldo Gomes lembrou que a Coolpeza encerrou as atividades em outros municípios rondonienses porque não conseguiu regularizar a coleta de lixo. Ele avaliou que os serviços foram contratados por valores abaixo dos custos de operação e, agora, estão inviáveis financeiramente.

O vereador denunciou que os salários dos funcionários também estão atrasados, mesmo com os pagamentos mensais efetuados pela Secretaria Municipal de Fazenda. “São dezenas de pais de família que todos os meses se veem sem condições de colocar a cesta básica dentro de casa porque não recebem os salários”, sustentou.

Em via de regra, segundo o vereador, os atrasos no pagamento dos salários têm sido constantes, mesmo com os repasses mensais. “E como se não bastasse, a empresa informa aos funcionários que não recebe da prefeitura, e ela tem recebido religiosamente”, frisou.

Em à parte, o vereador Marcelo Lemos (PSD) parabenizou os funcionários da Coolpeza que mesmo com os salários em atraso, continuam realizando os serviços para que a cidade não entre em um caos pela falta de recolhimento de lixo. Lemos alertou para o fato que ações trabalhistas em outros municípios têm dificultado os recebimentos da Prefeitura de Ji-Paraná.

Edivaldo Gomes afirmou que o contrato com a Coolpeza encerrou, mas foi prorrogado por mais seis meses. Ele defendeu que a prefeitura realize uma nova concorrência pública para a prestação do serviço com a garantia que a coleta seja normalizada em todos os bairros da cidade.

Texto: Jairo Ardull