Edivaldo Gomes anuncia instalação de ETE no Bosques dos Ipês

por jip — publicado 09/07/2018 11h55, última modificação 28/01/2020 15h36
Em 2013, segundo o vereador, foi assinado um termo de compromisso com a Caixa se comprometendo a refazer a estação de tratamento

Em cerca de 30 dias deve ser instalada a Estação para Tratamento de Esgoto (ETE) no residencial Bosques dos Ipês I e II, no 1º distrito, em Ji-Paraná, que deverá por fim aos problemas de vazamentos na rede coletora. A informação foi confirmada pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB), que nesta semana acompanhou a chegada dos equipamentos.

A instalação cumpre determinação do Ministério Público de Rondônia (MPRO) que, em 2013, reuniu representantes da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Prefeitura de Ji-Paraná, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná (Agerji) e Caixa Econômica Federal (CEF). “Essa reunião durou mais seis horas e foi conduzida pelo promotor de Justiça, doutor PedroWagner Almeida Pereira Júnior. Nela, ficou definido que a Caixa deveria refazer a ETE para que os moradores não tivessem as casas alugadas pelo reflexo do esgoto e o mau cheiro. A situação permanece crítica até hoje”, lembrou Edivaldo Gomes.
De acordo com o vereador, na época, foi assinado um termo de compromisso com a CEF, se comprometendo a refazer a estação de tratamento. Gomes apresentou a ata da reunião (de 2013) e ainda lamentou o atraso em iniciar a obra. “De lá pra cá, o doutor Pedro Vagner [Almeida Pereira Júnior] e eu temos cobrado da Caixa”.
Na ocasião, segundo Edivaldo Gomes, a Caixa queria incluir um aditivo no processo para construção de fossas individuais. “Mas isso não funcionou”, frisou o vereador, que ressaltou que todas as licenças ambientais foram emitidas para a instalação da ETE, que tem investimento de R$ 1,3 milhão da CEF.
“A partir de agora, vamos acompanhar, com o apoio do Ministério Público Estadual, todos os passos da instalação da nova estação”, assegurou Gomes. No entanto, o vereador admitiu que a ETE não deve resolver todos os problemas. “Será ainda preciso refazer boa parte dos ramais da rede que sai das casas para a estação de tratamento”.
Gomes reforçou que a empresa responsável pela obra está em negociação com a Caixa Econômica Federal para também refazer a rede coletora. O Residencial Bosques dos Ipês possui 593 unidades habitacionais e foi implantado pela CEF, governo de Rondônia ao custo de R$ 31 milhões.

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull