Du Galdino pede agilidade à Semeia para começo de obras no Bosques dos Ipês

por jip — publicado 05/12/2017 13h12, última modificação 28/01/2020 15h31
O vereador tucano lamentou que mais uma vez os moradores tenham que passar as festas do fim de ano no meio das fezes

O vereador Du Galdino (PSDB) pediu agilidade à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia) na liberação de licença ambiental para que a empresa contratada comece os trabalhos de reconstrução da rede de esgotos dos residenciais Bosques dos Ipês I e II.

Segundo o Du Galdino, sem a licença ambiental a empresa que venceu a licitação para refazer o sistema de esgotamento sanitário do bairro não pode iniciar a obra.  O vereador tucano afirmou que os moradores vão novamente passar as festas do fim de ano no meio das fezes humanas.

Galdino observou que o problema existe desde que os moradores ocuparam as 596 unidades habitacionais. “São mais de quatro anos que as pessoas vivem nessas condições, sem que tenha uma solução. Agora que a questão está perto de ser resolvida, esbarra na emissão da licença ambiental”, frisou.

O vereador garantiu que recebeu a garantia do secretário Reinaldo Pereira (Semeia) que técnicos avaliam os impactos ambientais da obra para emissão da licença. “Já foram conseguidos os recursos para refazer o sistema de esgoto para livrar os moradores do mau cheiro e o risco de doenças”, ressaltou.

Em junho de 2017, o Ministério das Cidades liberou dotação orçamentária de R$ 6,7 milhões para serem investidos nas obras de finalização do Residencial Rondon I e nas adequações da rede de tratamento de esgoto sanitário do Residencial Bosques dos Ipês em Ji-Paraná.

Na mesma data, o documento com a liberação do dinheiro foi entregue pelo senador Valdir Raupp (PMDB) ao prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB).

“Tivemos um intenso trabalho de articulação política em Brasília junto à Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades para conseguirmos a liberação dessa verba. Por isso, nossos agradecimentos à toda bancada federal, especialmente a deputada Marinha Raupp (PMDB) e aos senadores Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp que foram fundamentais para que esses recursos chegassem a Ji-Paraná”, assegurou Jesualdo Pires.

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull