Consciência Negra: vereadora Vera Márcia destaca a luta e a resistência do povo negro

por decom publicado 20/11/2024 18h40, última modificação 20/11/2024 18h40

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), a vereadora Vera Márcia IPT), conhecida como Pérola Negra, emocionou os presentes ao abordar a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, dia 20 de novembro. Mulher negra e ativa na luta antirracista, Vera destacou a trajetória de resistência do povo negro e a urgência em combater o racismo estrutural que persiste na sociedade brasileira.

"Celebrando a luta que valeu a pena ", iniciou a vereadora, em referência às conquistas alcançadas por meio de décadas de esforços incansáveis. "Por causa dessa luta incansável, estou aqui fazendo uso da palavra. Quantos anos lutamos para que parassem para nos ouvir. A riqueza que tem nesse Brasil tem sangue negro derramado", declarou, lembrando a contribuição e o sofrimento histórico da população negra.

Vera Márcia destacou que, apesar dos avanços, o racismo estrutural e as formas modernas de escravidão ainda são realidades no Brasil. "Até quando teremos que continuar sofrendo e até mesmo morrendo para que nossos direitos sejam garantidos? O racismo estrutural continua, a escravidão disfarçada continua... Então esses dados são um marco para continuarmos resistentes e lutando, porque quiseram apagar a nossa identidade. Mas não permitiremos mais", reforçou.

Durante sua fala, a vereadora fez um gesto simbólico ao entregar uma boneca Abayomi, que significa encontro precioso e também é conhecida como símbolo de resistência e afeto, para Fátima Rosendo, mulher negra, chefe de gabinete e amiga da vereadora. Segundo Vera, o ato representou uma homenagem "a todo o povo negro que resistiu e retraiu, em especial ao povo negro de Ji-Paraná". 

Na oportunidade a parlamentar também apresentou um quadro alusivo a data, presenteado à ela pelo artesão Claudio, momentos antes da sessão iniciar.

A vereadora ainda aproveitou a ocasião para convidar a população a participar da Missa de Cultura Afro, que será realizada no sábado, dia 23, na Comunidade Profeta Isaías.

Vera Márcia integra o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Grupo de União da Consciência Negra (GRUCON), reafirmando seu compromisso com a promoção da igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.

A fala da vereadora ecoou o espírito do Dia da Consciência Negra: reflexão, resistência e continuação das lutas e conquistas do povo negro no Brasil.