CMJP realiza itinerante no Centro de Convivência do Idoso

por jip — publicado 04/04/2018 14h41, última modificação 28/01/2020 15h43
O prefeito Jesualdo Pires participou da sessão e elogiou a atuação dos vereadores

A Câmara Municipal de Ji-Paraná realizou, na terça-feira (3), a 8ª sessão ordinária de 2018 (itinerante) no Centro Municipal de Convivência do Idoso, com a participação do prefeito Jesualdo Pires (PSB). O pedido para a sessão foi protocolado pela vereadora Ida Fernandes (PV).

A convite da mesa diretora, Jesualdo Pires, fez um relato dos trabalhos desenvolvidos pela administração pública em prol do município de Ji-Paraná. Ele ressaltou que a CMJP teve importante participação na maioria das conquistadas pelos inúmeros recursos financeiros obtidos, com parlamentares federais e estaduais, pelos vereadores ji-paranaenses.

“Pela primeira na sua história, levamos os trabalhos legislativos a essa instituição para ouvirmos as ‘vozes da experiência’´que tanto fizeram e ainda fazem pela nossa Ji-Paraná”, argumentou o presidente Affonso Cândido (DEM), sobre os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso que participaram da sessão.

Segundo a vereadora Ida Fernandes (PV), autora do pedido da sessão itinerante, trabalho dela com os idosos começou há muitos anos. Ele frisou, em pronunciamento da tribuna, que não sabe mais viver sem a função de ajudar as pessoas que atingiram essa faixa etária.

Ida Fernandes fez um requerimento verbal solicitando a construção de uma mureta na área de recreação do centro de convivência para servir de assento para os idosos e antecipou que deve requerer ao prefeito Jesualdo Pires a construção de CMCI no 1º distrito.

Durante a sessão, foram aprovados 19 requerimentos e dez projetos de lei. Entre eles, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 3731 que autoriza a Prefeitura de Ji-Paraná a outorgar “cessão de uso de prédio público” à Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ji-Paraná.

E o Projeto de Lei nº 3734 que trata da obrigatoriedade, por parte dos hospitais públicos e privados, do registro e a comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvam atividades com pessoas com a deficiência no município de Ji-Paraná de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT).

Projeto de Lei nº 3735/2018 que “dispõe sobre a alteração na Lei Municipal nº 1403 de 20 de julho de 2005, que instituiu o regime próprio de Previdência Social do município de Ji-Paraná, teve a votação adiada em função do pedido de vista, aprovado em plenário, feito pelo vereador Lorenil Gomes (PTB).

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull