CMJP discute inclusão de povos indígenas nas políticas públicas municipais

por jip — publicado 21/09/2017 11h48, última modificação 21/09/2017 11h48
A audiência pública foi proposta pelos vereadores Claudia de Jesus (PT) e Marcelo Lemos (PSD)

A inclusão dos povos indígenas Arara e Gavião nas políticas públicas do município de Ji-Paraná foi debatida, na segunda-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), durante audiência pública proposta pelos vereadores Claudia de Jesus (PT) e Marcelo Lemos (PSD).

A audiência trouxe ao debate municipal a necessidade de inserção das comunidades indígenas nas políticas de saúde, educação, infraestrutura, estabelecidas para a cidade. A reserva indígena Igarapé Lourdes ocupa cerca de um terço da área territorial de 6.299 km quadrados do município de Ji-Paraná.

“Estamos dando voz aos povos indígenas [Arara e Gaviã] do nosso município para que eles coloquem suas reivindicações, e assim possamos estabelecer um plano de atendimento às comunidades”, esclareceu o vereador Marcelo Lemos. Durante a AP, Lemos anunciou a aquisição de trator (emenda do deputado federal Expedito Neto) para a etnia Gavião.

Questões que envolvem o ICMS Verde, criação e funcionamento de um departamento municipal indígena, elaboração e inclusão do PPA (Plano Plurianual) e gestão da terra indígena Igarapé Lourdes foram discutidos com representantes da Prefeitura de Ji-Paraná (via Semplan e Semed), Funai, Comim, Sine, Unir e Ifro.

“Devemos um passo importante na formulação de uma política mais abrangente para os povos indígenas do município de Ji-Paraná”, garantiu a vereadora Claudia de Jesus. Ela afirmou que um documento com as propostas da audiência será encaminhado para as autoridades públicas para que sejam implementadas.

Participaram da audiência pública pela CMJP, o vice-presidente, Joaquim Teixeira (PMDB), Marcelo Lemos (PSD), Izaias Arnica (PSB) e Claudia de Jesus (PT).

FONTE DA INFORMAÇÃO

|Texto: Jairo Ardull