Câmara sedia roda de conversa sobre plantas medicinais e práticas de sustentabilidade

por decom publicado 18/06/2024 11h20, última modificação 18/06/2024 11h24
Idealizada pela vereadora Vera Márcia, a atividade permitiu a troca de saberes e reforçou a importância de ações coletivas e contínuas para alcançar uma melhor qualidade de vida.

Na tarde da última sexta-feira (14), o saguão da Câmara Municipal de Ji-Paraná foi palco da 1ª Roda de Conversa “Troca de Saberes”, uma iniciativa da vereadora Vera Márcia “Pérola Negra” (PT). Este evento integra o Projeto Chá de Conhecimentos das Plantas Medicinais e Frutíferas e tem como propósito fomentar a educação popular, promover quintais produtivos, e incentivar práticas de sustentabilidade e bem-estar.

A roda de conversa foi idealizada para proporcionar um espaço de diálogo onde os participantes pudessem compartilhar saberes e experiências sobre o poder medicinal das plantas. A atividade também visou fortalecer a identidade cultural em relação à natureza e promover a conscientização sobre sustentabilidade com responsabilidade socioambiental. Para enriquecer essa troca, cada participante trouxe uma muda de planta medicinal ou frutífera.

O evento contou com a presença de representantes do poder público municipal, além de instituições e entidades que atuam em áreas relacionadas ao tema. Este engajamento demonstrou a importância e o interesse da comunidade local em discutir e implementar práticas sustentáveis.

“Nossa primeira Roda de Conversa foi um passo significativo para incentivar a comunidade a adotar práticas sustentáveis. Saímos daqui com um compromisso claro: zelar pela qualidade de vida e pelo meio ambiente com responsabilidade”, destacou a vereadora.

Quintais Produtivos

Entre os assuntos debatidos, destaque para os quintais produtivos. Apontou-se a tendência de pavimentação excessiva dos quintais residências e a necessidade de cultivar espaços verdes produtivos.

Quintais produtivos consistem em cultivos de plantas realizados em pequenas áreas dentro da cidade, destinadas à produção de alimentos para consumo próprio ou até mesmo para a venda em pequena escala. Também, considera-se a possibilidade de cultivo de produtos medicinais e ornamentais nesses pequenos espaços urbanos.

“Os quintais produtivos nessas áreas é tido como uma das estratégias de segurança alimentar. De lá podem ser retirados os alimentos utilizados diariamente, como verduras, legumes, temperos, frutas, ervas medicinais para o chá e outros”, destacou Vera Márcia.

A vereadora ainda observou: “nossos quintais estão ficando todos com calçamento. As pessoas não estão se atentando e se preocupando em ter um quintal produtivo. Sempre digo: viva bem no lugar que tem. Então façamos dos nossos quintais, quintais produtivos! Isso traz uma qualidade de vida melhor e nos impulsiona a uma integração harmoniosa com o meio ambiente.