Câmara de Vereadores promove Audiência Pública sobre melhorias na zona rural

por jip — publicado 08/06/2017 12h27, última modificação 08/06/2017 12h27

A Audiência Pública sobre Planejamento para manutenção do Setor Rural, infraestrutura das estradas vicinais, pontes e bueiros dos setores Riachuelo, Gleba G, Itapirema e Setor das 200 aconteceu na manhã desta quinta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná. O evento é uma iniciativa dos 17 vereadores.

“A finalidade desta Audiência é promover o apoio desta Casa de Leis à nobre iniciativa, pois é uma questão que vem prejudicando os moradores e produtores rurais, devido às péssimas condições das pontes e bueiros destes setores”, afirmaram os vereadores.

O presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) fez a abertura do evento e comentou sobre a importância desta audiência. “Todos os vereadores tem feito requerimentos para atender as reivindicações dos produtores e visitado a zona rural, visando escutar as demandas e buscar melhorias”, ressaltou.

Em seguida Claudia de Jesus (PT) conduziu os trabalhos e disse que o objetivo principal do evento é escutar os moradores e definir algumas ações. A vereadora sugeriu que a Secretaria Municipal de Obras (Semosp) tenha uma equipe destinada apenas para atender a área rural.

Logo após, os moradores parabenizaram os vereadores pela realização da audiência e falaram sobre suas reivindicações, que são as seguintes: que a Semosp tenha uma equipe específica para atender a zona rural; melhorias nos bueiros e pontes; estradas e linhas em condições de trafegabilidade para o escoamento da produção; melhoria no asfalto na Itapirema; patrolamento; recuperações das estradas antes do período chuvoso; os produtores se dispuseram fazer parceria com a administração municipal para colaborar com os serviços; que o governo do estado realize melhorias nos travessões; pavimentação no Setor 200; entre outras.

Lorenil Gomes (PTB) falou que o evento é uma iniciativa dos 17 vereadores, que se preocupam com a área rural. O vereador disse que existe uma lei, onde permite que as máquinas entrem nas propriedades, pediu que a equipe do DER atenda todos os vereadores da mesma forma e que os vereadores precisam conseguir com deputados recursos para as bocas de ala.

Jhony Paixão (PRB) falou que os vereadores tem um olhar diferenciado para a zona rural, buscando sempre melhorias, e que a seu pedido o deputado Lindomar Garçon disponibilizou recursos para a compra de um trator para associação. O vereador Obadias Ferreira (DEM) se colocou à disposição para ajudar os produtores.

Ademilson Procópio (PTB) comentou que conversou com o diretor do DER, Ezequiel Neiva sobre o convênio Fitha, que atende as estradas da zona rural, e ele garantiu que vai fazer o possível para liberar mais rápido os recursos. “O deputado Laerte Gomes, atendendo ao meu pedido, disponibilizou R$ 80 mil para substituir pontes pequenas por bueiros armco”, informou.

gerente regional da Emater/RO, Antônio de Assis, parabenizou todos pela iniciativa, os agricultores que estão lutando pelos seus direitos e disse que a falta de qualidade nas estradas prejudica os produtores.

Representando os produtores rurais, Eder Biazati ressaltou mais uma vez os problemas da área rural como, por exemplo, entupimentos dos bueiros, barrancos, pontes e bueiros precários e a falta de cronograma para os serviços.

O secretário regional, Romildo Pereira falou sobre as estradas que são de responsabilidade do estado e que a determinação do governo é que o DER faça suas estradas e depois contribua com o município. Romildo Pereira disse que vai levar todas as reivindicações para a direção do DER.

diretor do DER em Ji-Paraná, Sebastião Proença comentou sobre as reivindicações, respondeu perguntas e passou o cronograma do DER para as recuperações das estradas e travessões.

O secretário municipal de Obras, Milton Félix falou que a administração pública trabalha em prol da população, que o processo do Fitha está pronto, que a Semosp não vai contratar empreiteira e trabalhará com a administração direta, que está trabalhando para liberar o projeto de manutenção de máquinas, que os trabalhos na área rural estão sendo feitos na sexta-feira e sábado, e destacou a importância das Associações, onde levam o planejamento e firmam parcerias.

O evento contou com a presença dos vereadores Du Galdino (PSDB), Joaquim Teixeira (PMDB) e Silvia Cristina (PDT).