Audiência Pública debate instalação de Hospital Regional em Ji-Paraná

por jip — publicado 08/06/2017 13h33, última modificação 28/01/2020 15h38

Propositura é de autoria das vereadoras Claudia de Jesus (PT), Silvia Cristina (PDT) e Ida Fernandes (PV)

A Audiência Pública para tratar sobre a implantação do Hospital Regional (HR) em Ji-Paraná aconteceu na tarde da última sexta-feira (31) com a presença de diversas autoridades, vereadores, entre outros, no plenário da Câmara de Vereadores. A iniciativa é das vereadoras Claudia de Jesus (PT), Silvia Cristina (PDT) e Ida Fernandes (PV).

“O objetivo é informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões sobre os anseios e a necessidade da comunidade local em ter saúde com mais qualidade, e ouvir também a população dos municípios que compõem a regional de Ji-Paraná”, informaram as vereadoras.

A abertura foi feita pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM), que deu boas vindas e ressaltou a importância deste evento. Em seguida, o bispo Dom Bruno fez uma oração e a vereadora Claudia de Jesus (PT) deu início aos trabalhos, informando a programação do evento. “A implantação e construção do HR é de extrema necessidade, pois Ji-Paraná é a segunda maior cidade do Estado de Rondônia, com uma população de 150 mil habitantes, e atualmente temos apenas um hospital público que atende 16 municípios, deixando a população local com carência de atendimento, devido a superlotação”, disse Claudia de Jesus (PT).

O secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki comentou sobre a importância da implantação deste Hospital no município e apresentou alguns dados. Logo após, as vereadoras apresentaram um vídeo com a opinião da população. Representando a Pastoral da Saúde, Marli  Ferreira falou sobre os investimentos na Saúde, educação alimentar e parabenizou a iniciativa das vereadoras.

Silvia Cristina (PDT), uma das autoras da propositura, disse que a implantação é um sonho e que juntos vão lutar por este benefício, visando melhorar o acesso aos serviços de Urgência e Emergência, oferecendo a qualidade que as pessoas merecem e tem direito.

Outra autora da propositura, Ida Fernandes (PV) falou da alegria de estar discutindo este tema importante para a cidade, agradeceu a presença de todos. “Com a implantação do HR teremos aumento da capacidade de atendimento, dando mais tranquilidade e segurança nas ações de Saúde”, afirmou.

Representando o senador Acir Gurgacz e o prefeito Jesualdo pires, o vice-prefeito Marcito Pinto falou da diferença do que o governo federal paga e o que gastam só é paga pelos contribuintes de Ji-Paraná, e que a saúde vai melhorar com a implantação do Hospital regional.

O deputado Airton Gurgacz (PDT) disse que recentemente apresentou na Assembleia Legislativa a indicação para que o Governo do Estado construa o hospital regional, para atender à demanda dá região central do estado.

O deputado Laerte Gomes parabenizou a iniciativa e destacou a importância do debate não só de Ji-Paraná, mas de toda região central do Estado. “Não é uma tarefa fácil, precisamos estar unidos, não só a classe política de Ji-Paraná, mas também, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Bancada Federal, e principalmente a sociedade organizada. Quero parabenizar todos os vereadores, em especial as vereadoras Cláudia, Silva e Ida, pela iniciativa, sabemos que é difícil, mas vamos todos trabalhar para alcançarmos este feito, tirar este embrião do papel e trazer para o projeto, e alocar recursos para que isso aconteça”, afirmou.

O deputado Lazinho da Fetagro destacou a importância da audiência, que reúne autoridades e sociedade para que, juntos, atuem em prol de uma saúde pública prestada com mais qualidade à população; lembrando que o hospital municipal de Ji-Paraná atende mais 15 municípios, ficando sobrecarregado. Os prefeitos de Ouro Preto do Oeste, VagnoPanisoly e de São Migue, Cornélio Duarte, falaram sobre a importância desta ação. Com informações da Assessoria.

O deputado federal, Marcos Rogério fez um apelo para que as autoridades se mobilizem em prol da destinação de recursos para a construção do Hospital Regional, pois está unidade de saúde é importante para a região central de Rondônia.

O diretor do Hospital Municipal Antelmo Ferreira falou sobre a importância de amadurecer a ideia e juntar as autoridades para conseguir realizar este projeto.

O evento contou com a presença dos vereadores Joaquim Teixeira (PMDB), Edivaldo Gomes (PSB), Du Galdino (PSDB), Clodoaldo Cardoso (PR), Isaias Arnica (PSB), Jhony Paixão (PRB), Welinton Fonseca - Negão filho do Isaú (PR), Edilson Vieira (PMDB) e Obadias Ferreira (DEM), do defensor público, Gilberto Campelo, presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, representando o senador Valdir Raupp, Oribes Júnior, secretário municipal de Administração, Nilton Mota, representando o Conselho Municipal de Saúde, vereadora Cida do Postinho, de São Miguel do Guaporé, entre outras autoridades.

Após os pronunciamentos, o público fez questionamentos e em seguida foram feitos os encaminhamentos, que serão apresentados as autoridades, junto com um abaixo assinado.