Informe Legislativo 7ª Sessão Ordinária - Itinerante

por jip — publicado 02/04/2018 11h45, última modificação 28/01/2020 15h27

 

 

Poder Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Informe Legislativo

7ª Sessão Ordinária - Itinerante

 

Sessão Ordinária

A 7ª Sessão Ordinária (itinerante) de terça-feira, 27 de março de 2018, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM), e secretariada pela vereadora Silvia Cristina (PDT). A sessão foi realizada na Escola Estadual Marcos Bispo da Silva, no bairro Mário David Andreazza (BNH), no 2º distrito. Nela, foram discutidos temas de interesse da comunidade e aprovados projetos de lei e requerimentos.

 

Cláudia de Jesus (PT)

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) afirmou que nesta semana ocorrerá a entrega da obra de reforma do Feirão do Produtor Rural pela Prefeitura de Ji-Paraná. Ela se disse feliz em ver o resultado da obra e por fazer parte desta conquista. Cláudia de Jesus agradeceu ao seu pai, ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT), por ter feito esforço em destinar verba para a reforma, bem como ao senador Acir Gurgacz (PDT) por ter batalhado em prol desta conquista, além do prefeito Jesualdo Pires (PSB) que fez a contrapartida necessária para continuidade da reforma.

 

Requerimentos aprovados

Os requerimentos de autoria da vereadora Cláudia de Jesus (PT) solicitando recuperação do tomógrafo instalado no Hospital Municipal; instalação de proteção na lateral das bancas no Feirão do Produtor; instalação dos bebedouros no Feirão do Produtor; climatização do Feirão do Produtor; bloqueteamento e rede de esgoto na rua Rio Negro, entre avenida Monte Castelo e rua Antônio Ferreira de Freitas, bairro Jardim Presidencial; transformação em mão única da avenida 31 de Março; a relação dos feirantes que atuam no Feirão do Produtor nos dias de quinta-feira e sexta-feira, relação dos feirantes cadastrados e aptos a trabalhar no Feirão do Produtor e o croqui das bancas, após a reforma, foram aprovados na sessão ordinária itinerante de terça-feira (27).

 

Edivaldo Gomes (PSB)

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) ao se pronunciar da tribuna da CMJP mencionou a sua conquista de vales-transportes gratuitos para os estudantes, frisando que foi grande a luta e que fica feliz em ver um número relevante de estudantes podendo se locomover graças a essa conquista. Ele comentou ainda sobre leis de sua autoria que tratam da inserção de questões relacionadas à história, geografia e cultura em concursos municipais, além da inclusão dos mesmos temas na grade escolar das escolas municipais.

 

Ademilson Procópio (PTB)

Requerimentos aprovados

O vereador Ademilson Procópio apresentou requerimentos solicitando um rolo compactador para passar no campo de futebol society da Comunidade São Vicente, Linha 153, esquina com 206, zona rural; recuperação de bueiro na Estrada Mário Piloto, Gleba Pirineus, zona rural; recuperação de atoleiros na Linha 206, km 20, após o travessão, zona rural; recuperação do trecho da serra do Zé Tereza, km 14, Linha 207, zona rural; recuperação da malha asfáltica na rua Nadalb Chaves de Oliveira, bairro Bosques dos Ipês; cobertura e ligação de iluminação na quadra da Escola Moisés Umbelino Gomes no Residencial Capelasso; encascalhamento da rua Oliveira, em toda sua extensão no bairro Novo Horizonte; instalação de uma academia ao ar livre ao lado da Unidade Básica de Saúde – UBS, bairro São Bernardo.

 

Moção de Aplausos

A Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou pedido de moção de aplauso do vereador Ademilson Procópio em que “Expressa homenagem e reconhecimento aos servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), pelos relevantes serviços prestados no âmbito da administração pública.

 

Joaquim Teixeira (MDB)

Ao fazer uso da palavra durante a sessão, o vereador Joaquim Teixeira comentou que os trabalhos de recuperação de ruas, que a Semosp vem realizando no bairro Jorge Teixeira, não ficaram a contento. Segundo ele, as informações já foram encaminhadas ao secretário Waldeci Gonçalves que garantiu que a equipe voltará para corrigir as falhas. O vereador também tratou do retorno das obras na creche no bairro União II, reforçando que o governo de Rondônia está atento à execução da obra.

 

Requerimentos aprovados

Os aprovados por unanimidade os requerimentos do vereador Joaquim Teixeira reivindicando a instalação de redutor de velocidade na rua Madri, entre ruas Curitiba e avenida Maringá no bairro Nossa Senhora de Fátima; construção de galeria ou bueiro na rua Rio Madeira, entre rua Porto Velho e Capitão Silvio, bairro Dom Bosco; patrolamento e encascalhamento da rua Francisco Pereira dos Santos, entre as ruas Jundiaí e rua Pastor Paulo Leiva Macalão, bairro JK; redutor de velocidade na rua Aracaju, entre as ruas Maracatiara e rua Mogno, bairro Mário Andreazza.

 

Obadias Ferreira (DEM)

O vereador Abadias Ferreira (DEM) agradeceu a aprovação de requerimento de sua autoria em que solicita o desmembramento da rotatória onde será colocada uma praça coberta no bairro Jardim das Seringueiras, sendo emenda do deputado federal Marcos Rogério (DEM) no valor meio milhão de reais.

 

Requerimentos aprovados

A regularização fundiária dos terrenos do bairro Jardim das Seringueiras; a substituição de lâmpada na rua Capivari, em frente ao nº 239 no bairro Alto Alegre; recuperação da rua Argemiro Luiz Fontoura (T-28), em toda sua extensão no bairro Alto Alegre, constam dos requerimentos aprovados pela CMJP de autoria do vereador Obadias Ferreira (DEM).  

 

Edilson Vieira (MDB)

Ao discursar sobre questões relativas à administração pública, o vereador Edilson Vieira fez um reconhecimento público ao secretário Waldeci Gonçalves que tem conseguido fazer um trabalho diferenciado. Na opinião do parlamentar, é importante apontar os acertos. “Quando a pessoa faz, ela tem que ser reconhecida”.

 

Requerimentos aprovados

O vereador Edilson Vieira propôs e a Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os requerimentos em que solicita pavimentação das margens do Igarapé 2 de Abril, entre avenida 22 de Novembro e avenida Mato Grosso, centro; pavimentação asfáltica da rua 2 de Abril, em toda sua extensão; instalação de brinquedos adaptados nos parques públicos para as crianças com deficiência física; reforma das academias populares do centro, bairro Bosques dos Ipês e bairro BNH.

 

Jhony Paixão (PRB)

O vereador Jhony Paixão (PRB) fez menção à reunião que participou na qual tratou sobre questões relacionadas à educação, salientando que a intenção é satisfazer a toda equipe. Jhony Paixão comentou ter participado, com o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), na Escola Municipal Almir Zandonaide para a entrega de computadores, salientando que todas as escolas municipais de ensino fundamental I e II receberão o beneficio.

 

Requerimentos aprovados

Na sessão 7ª ordinária, o vereador Jhony Paixão requereu patrolamento e encascalhamento na rua Henrique Dias, entre as ruas Dr. Osvaldo e Raimundo José da Silva, no bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Castro Alves, desde a rua Acre até o fim da rua no bairro Jardim Presidencial; reforma de alambrado (tela) ao redor do pátio da EMEIEF Adão Valdir Lamota; patrolamento e encascalhamento da rua Jacarezinho, em toda sua extensão no bairro JK; colocação de braço de luminária e lâmpada na rua Joaquim Francisco de Oliveira, em frente ao nº 3197, no bairro Alto Alegre; patrolamento e encascalhamento da rua Joaquim Francisco de Oliveira (T-24), desde a rua Governador Jorge Teixeira até a rua Pastor Paulo Leivas Macalão no bairro Alto Alegre; patrolamento e encascalhamento da rua Uberlândia, em toda sua extensão no bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Cruzeiro do Sul, em toda sua extensão no bairro Primavera; avaliação e providências quanto ao escoamento de água parada no encontro das ruas Raimundo José da Silva Timóteo, no bairro Primavera; limpeza e conservação no encontro da rua Costa e Silva com a rua Dr. Osvaldo no Bairro Jotão; limpeza, conservação e arborização no Cemitério dos Pioneiros, no bairro Urupá; patrolamento e encascalhamento da rua Castro Alves, entre a rua Jamil Pontes e avenida Monte Castelo no bairro Jardim dos Migrantes.

 

Lorenil Gomes (PTB)

Em seu pronunciamento da tribuna da CMJP, o vereador Lorenil Gomes (PTB) elogiou a iniciativa do presidente Affonso Cândido (DEM) em levar a câmara a todos os cantos do município. Segundo ele, o projeto Câmara itinerante diminui o espaço entre o povo e a CMJP. Mais uma vez, Lorenil Gomes elogiou a atuação do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Waldeci Gonçalves por atender aos pedidos dos vereadores feitos em nome da comunidade.

 

Requerimentos aprovados

O vereador Lourenil Gomes da Silva apresentou requerimentos solicitando reparações e melhorias no sistema de iluminação pública nas ruas do bairro BNH; recuperação de bloqueteamento na rua Maracatiara (T-20), no bairro BNH; operação tapa-buracos na rua Eduardo Barroso da Silva, em toda sua extensão no bairro Parque dos Pioneiros; reparos e manutenção dos equipamentos da academia de ginástica e práticas esportivas no CEDEL, bairro BNH.

 

Moções de aplausos

A CMJP aprovou pedido de moção de aplausos, de autoria do vereador Lorenil Gomes, que “Expressa homenagem e reconhecimento ao Ministério da Recepção da Igreja Adventista do 7º Dia de Nova Brasília, pelos relevantes serviços prestados a comunidade de Ji-Paraná e também moção de aplauso ao Ministério da Mulher da Igreja Adventista do 7º Dia de Nova Brasília, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Ji-Paraná.

 

Silvia Cristina (PDT)

A Silvia Cristina (PDT) garantiu que está em fase de finalização e previu para o mês de junho, a mudança de endereço da Casa Rosa, salientando que a nova sede contará com um mamógrafo fixo. De acordo com a vereadora, além do atendimento de prevenção de câncer de mama, no local também haverá na prevenção do câncer de colo do útero, e os pacientes não necessitarão mais ter que se deslocar até Porto Velho para fazer o exame.  

 

Requerimentos aprovados

A vereadora Silvia Cristina requereu, após deliberação em plenário, revitalização de faixas de pedestres no Município de Ji-Paraná; realização do Teste do Pezinho nas unidades básicas de saúde (UBS) do 1º distrito; academia de saúde ao ar livre para os bairros Veneza e Milão; instalação de Unidade do Consórcio Intermunicipal no 2º distrito de Ji-Paraná.

 

Ida Fernandes (PV)

Ao se pronunciar na sessão itinerante na Escola Estadual Marcos Bispo da Silva, a vereadora Ida Fernandes (PV) externou seu repudio pela falta de solução para as cirurgias de cataratas em idosos no estado de Rondônia. Ela fez um apelo para que governador Confúcio Moura (MDB) resolva a questão, pois a população não tem nenhum tipo de atendimento de cataratas nos municípios.

 

Requerimento aprovado

A vereadora Ida Fernandes solicitou à Prefeitura de Ji-Paraná o reajuste dos subsídios dos Conselheiros Tutelares do Município de Ji-Paraná.

 

Welinton Fonseca (PP)

Moção de aplauso

O vereador Welinton Fonseca (PP) apresentou pedido de moção de aplauso que “Expressa homenagem e reconhecimento ao Sr. Luiz Carlos Gomes – secretário escolar da Escola Marcos Bispo da Silva, pelos relevantes serviços prestados no âmbito da administração pública.