4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal aprova projeto de lei ‘Julho Laranja’

por decom publicado 19/03/2025 14h35, última modificação 19/03/2025 17h38
A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) realizou a 4ª Sessão Ordinária no Palácio Abel Neves, na terça-feira (18). Após a leitura dos requerimentos e solicitações dos vereadores, a dentista Reciela Francioli foi convidada ao plenário para explanar sobre o projeto de lei 'Julho Laranja'.

A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) realizou a 4ª Sessão Ordinária no Palácio Abel Neves, na terça-feira (18). Nela, a dentista Reciela Francioli foi convidada para explanar sobre o projeto “Julho Laranja”.

A campanha já realizada em alguns municípios do Brasil, tramita no Senado para ser inserida em campanhas de conscientização sobre a importância da ortodontia preventiva em crianças a partir de 5 anos. A ação ocorre no mês de julho, quando coincide com as férias escolares. A Campanha Julho Laranja foi idealizada, em 2019, pela dentista Cibele Albergaria.

“A partir do momento que tratamos as causas, a criança se desenvolve e tem uma qualidade de vida melhor. Esse não é um trabalho somente do dentista, mas de toda uma equipe técnica de profissionais. Então, vamos aproveitar os dentistas nas unidades básicas de saúde [UBSs] para possibilitar essa ação”, frisou a odontopediatra.

Os vereadores aprovaram, com 16 presentes e 1 ausente, o Projeto de Lei nº 4386/2025 que institui no âmbito municipal a conscientização e exame ortodôntico anual em crianças de 5 a 12 anos.

O presidente da CMJP, Marcelo Lemos (Republicanos), e os vereador Walisson Amaro (Republicanos), Joziel Carlos de Brito (MDB) e Wilian Cândido (Republicanos) agradeceram ao senador Jaime Bagatolli (PL) pela recepção em Brasília e a destinação de recursos, e ao senador Marcos Rogério (PL) e deputado estadual Nim Barroso (PSD) por acompanharem as visitas em Brasília (DF) por acompanharem as visitas em Brasília (DF). 

 

Departamento de Comunicação
Fotos: Márcio Ogidio